Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
  Projeto Sábado Criativo 
HIGIENE BUCAL 2008

PRIMEIRO ENCONTRO




Com o propósito de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das crianças, por meio de ensinar-lhes aspectos práticos da Higiene Bucal, em vinte e seis de julho de dois mil e oito, realizamos o Primeiro Encontro sobre Higiene Bucal. Nossa meta é conseguir realizar esse trabalho a cada seis meses a fim de proporcionar as crianças um maior acompanhamento ao que se refere a sua Higiene Bucal e Saúde.


O projeto visa educar as crianças para os cuidados com a saúde bucal, ensinando o uso adequado da escova de dente, creme dental e fio dental e a importância da higienização bucal para a saúde das crianças. O ideal é que as crianças aprendam e repassem o aprendizado para toda a família e que juntos possam buscar um atendimento completo com profissionais do Posto de Saúde ou profissionais que se disponham a prestar tal atendimento gratuitamente.


No primeiro encontro, as crianças participaram de uma “Roda de Informações” sobre higiene bucal, esse momento foi proporcionado por dentistas do Posto de Saúde do bairro. Estas profissionais realizaram orientações sobre escovação (como escovar corretamente os dentes), alimentação (alimentos que prejudicam os dentes) e alertaram sobre a necessidade da visita regular ao consultório odontológico.


Depois de algumas dicas de escovação, as crianças utilizaram uma pastilha reveladora de placas e receberam uma escova para por em prática os novos conhecimentos. Os voluntários que estiveram presentes, nesse primeiro encontro, buscaram ao máximo divulgar informações sobre higiene e cuidados para manter a saúde dos dentes e quais cuidados que devem ser tomados com os dentes no dia-a-dia, auxiliando assim, o trabalho das profissionais.


As atividades educativas, que desenvolvem ações preventivas para melhoria da saúde bucal e qualidade de vida das crianças, foram iniciadas neste primeiro encontro. No entanto, o projeto está em aberto,  podendo assim serem desenvolvidas outros encontros.




SEGUNDO ENCONTRO




As crianças (de 1 a 14 anos) receberam no segundo encontro (02 agosto 2008) um Kit com creme dental e desenho para colorir sobre o tema, sendo que as crianças que não puderam estar presente no primeiro encontro também receberam suas escovas dentais.




JUSTIFICATIVA




O projeto de saúde bucal, faz-se necessário para que se proporcione uma maior conscientização e melhor qualidade de vida e as crianças estejam sempre relembrando a importância do cuidado com sua saúde. Acreditamos inclusive na necessidade de distribuição gratuita de Kits (com escova, creme dental, fio dental, flúor e folheto educativo que sejam explicativos sobre o mesmo assunto), para que as crianças integrem o que foi aprendido.


Lembramos que a distribuição se faz necessária porque algumas famílias não têm condições de aquisição nem troca periódica destes materiais. Acreditamos que desta maneira, que todo este processo, não traga apenas as informações sobre higiene bucal às pessoas carentes, mas também, por intermédio de contatos com profissionais do Posto de Saúde ou particulares, consultas gratuitas, que venham a completar o foco das palestras sobre higiene e prevenção de doenças bucais, abrangendo inclusive a prevenção de cáries e câncer bucal.


Nestes encontros, foi constatada a necessidade de um atendimento mais “aprofundado” e especial para algumas crianças que já apresentam essa necessidade de cuidado. Sabendo que alguns pais e mães das famílias também necessitam de atendimento, e que alguns têm baixo grau de informação sobre a importância da Higiene Bucal, pretendemos ter um encontro que possa ensinar aos adultos, a importância do cuidado com a sua e a saúde de seus filhos.


Esperamos que pessoas formadas na área possam se dispor voluntariamente para esclarecer as dúvidas mais freqüentes, abordando os problemas ocasionados pela má higienização bucal. Assim, tanto as crianças quantos seus pais receberão orientações sobre questões relativas aos métodos de tratamento odontológico.


Faz-se necessários que nos próximos encontros, tenha-se em foco o objetivo de divulgar a importância da prevenção da cárie dentária e os benefícios da aplicação de flúor e utilização de fio dental.




CONFIRA AS FOTOS DOS DOIS ENCONTROS NO LINK "FOTOS"




Informações Complementares:


Segundo o Dr. Jaime, o mau hálito, a micose e as cáries podem ser causados por alimentos retidos nos dentes e na língua, resultado de uma escovação deficiente: "O grande segredo está no uso correto do fio dental e da escova de dentes", diz. Ele conta, ainda, que "devemos ficar atentos ao posicionamento certo da escova, que deve estar inclinada entre o dente e a gengiva, para não permitir o acúmulo de alimentos. E, quando formos escovar os dentes, devemos sempre ter cuidado para não machucar a boca".


Fonte: http://www.hgb.rj.saude.gov.br/noticias/not.asp?id=15

 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net